Essa semana, o Marco Cantu anunciou em seu blog sobre a nova versão do RAD Studio que virá com sobre a versão 11. Além disso, o codinome da versão beta será Olympus.
Por que mudar para a versão 11?
Alguns anos atrás a Embarcadero decidiu coincidir a versão do RAD Studio com os dois sistemas operacionais principais para desktop (Windows 10 e mcOS 10) e desde então tem lançado suas releases baseadas nesse critério. Foram elas: 10 “Seattle”, 10.1 “Berlin”, 10.2 “Tokyo”, 10.3 “Rio”, e 10.4 “Sydney”.
Com a liberação da versão 11 do macOS (chamada também de Big Sur) em 2020 e com o anúncio da liberação da versão 11 do Windows, a Embarcadero decidiu mudar a numeração de sua próxima versão, que estava prevista para ser liberada como 10.5.
O Windows continua sendo um alvo importante para a Embarcadero, considerando a força que sua biblioteca de desenvolvimento para esse sistema operacional, a VCL, por isso, essa grande mudança surgiu, principalmente, junto com o anúncio da versão 11 do sistema operacional.
As grandes novidades do “Olympus”
Se a gente for olhar o Road Map de liberação do RAD Studio de novembro de 2020, vemos que o grande foco dessa versão é voltado para a produtividade do desenvolvedor. Para o Delphi, serão liberados recursos tais como extensões da linguagem para um código mais poderoso; melhores rotinas de debug; melhorias na performance matemática melhorando a velocidade das aplicações; além de diversas melhorias voltadas para experiência de usuário.
E aí? Vocês também ficaram curiosos com essa nova versão? Conta pra mim aí nos comentários, vou adorar saber! E se você gostou deste post, não deixe de compartilhar com seus amigos através dos links abaixo.
Forte abraço nos vemos no próximo post! ;)
Postar um comentário